Histórico

O Instituto Continental em Ação (ICA) foi instituído com a finalidade de garantir os ideais sociais pela,

(…) inclusão social através da prática de ações voltada as pessoas em situação de risco social, com o objetivo da promoção e valorização da vida, da igualdade social, da autoestima, da cidadania, da integração, do desenvolvimento físico, intelectual e cultural de seu público alvo. (INSTITUTO CONTINENTAL EM AÇÃO, 2008, p. 05).

Instituto Continental em Ação (ICA) realiza diversas atividades e ações de cunho social, pois reconhece que o município da Serra, apesar de obter muitos projetos sociais, se encontra na área de risco e vulnerabilidade social, principalmente no que se diz respeito à criança e ao adolescente, influenciada pelo alto índice de criminalidade do município. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cidade obtém o maior índice de vulnerabilidade juvenil à violência no estado do Espírito Santo,influenciada pelo alto índice de tráfico de drogas. A pesquisa apontou ainda que existe uma relação direta entre a violência e participação no mercado de trabalho e escolaridade. De acordo com a pesquisa, os jovens que não realizam funções remuneradas e não estudam foi o grupo mais suscetível a ser vitima da violência.
Na tentativa de reverter estes dados e mudar a realidade social das famílias, o ICA atua na área de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e  desenvolve diversos projetos gratuitos de caráter esportivo e de capacitação profissional, com intuito de criar acesso de conhecimento para além da sala de aula e ambiente escolar, afinal, cultura, esporte e lazer é direito de todas as crianças e dever do Estado e da comunidade.

Desde 2009, ano de fundação do Instituto Continental em Ação foram realizados diversos cursos e projetos na instituição, tais como: Informática básica, Informática avançada, Montagem e Manutenção de computadores, Informática e Cidadania, Ballet, aulas de Violino, Karatê, Judô, Kickboxing, Corte e Costura, Cabelereiro, Almoxarife, Depilação, Auxiliar Administrativo, Garçom, Inglês, Salgados para festa, Cuidador de criança, Informática/telemarketing, Bolos e salgados. Também foi ofertada a comunidade o Projeto de Unidades Produtivas com grupos de artesanato, culinária e estética para mulheres, palestras de empreendedorismo do SEBRAE. Além de oficinas: pirulitos de chocolate, trufas de chocolate, panetone e bombons exóticos, tortas de chantilly e artesanatos diversos. O ICA ainda realizou ações de caráter educativo como reforço escolar, segundo tempo na escola, projeto déficit e curso de Inglês e espanhol.

Os cursos de capacitação profissionais são oferecidos pelo ICA em conjunto com o SENAC que fornece os professores e materiais dos cursos solicitados pela comunidade.

Além disso, contamos com o apoio do Centro Comunitário do setor América, Associação de Moradores do setor América e do setor África garantindo os espaços físicos dos projetos, cursos e reuniões.
Já a Prefeitura Municipal da Serra contribui com o espaço físico da sede da instituição onde funciona o setor administrativo e os cursos de informática.

Outra parceira é a AIESEC que é uma Organização Não Governamental mundial, que realiza intercâmbio de estudantes e recém-formados para instituições que almejam realizar trabalho voluntário.
Também possuímos uma parceria da ArcelorMittal desde 2008, o qual financia todas as ações e atividades do ICA, sendo a principal mantenedora de todas as ações e projetos desenvolvidos atualmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *